Home
Blog
Clientes
Planos
Faqs
Suporte
Começar
Blog
Os erros que prejudicam sua barbearia
Reunimos com nossa experiência alguns erros que muitos barbeiros e cabeleireiros cometem que prejudicam seus negócios. Felizmente muitos deles têm solução e colocamos dicas quentes para te ajudar a lidar com eles.
em 29/11/2019 11:25:26 por
LINCON FREITAS
Voltar
E aí! De tanto visitarmos salões e barbearias é quase que cotidiano presenciarmos erros que muitas vezes prejudicam bons negócios. O que é uma pena, pois vemos mãos super talentosas em ação mas que pecam muito na administração dos negócios, perdendo clientes e até mesmo levando tudo para o buraco. Nesta série de artigos **vamos listar o erros mais comuns (segunda nossa concepção) que estragam qualquer negócio no ramo**. Claro, são tantas coisas que não vai caber tudo aqui, e para ficar mais enxuto vamos pincelar alguns deles e tratar algumas soluções para tentar te ajudar. Assim que der, vamos criando novos artigos e abordando mais assuntos. 😁 > Se você está cometendo alguns destes erros, a primeira etapa você já fez, que é reconhecê-los. Depois disso comece a trabalhar o quanto antes para corrigi-los. # 🤑 Não ser um administrador Quem disse que precisamos ser tudo nessa vida? Dividir as tarefas de um salão ou barbearia pode ser uma boa opção, utilize seus funcionários a seu favor. Talvez você seja ótimo com a tesoura, mas péssimo para gerir os gastos. Sim, eu sei, nem todo mundo tem mais funcionários onde é possível delegar tarefas que você deteste ou que não manda bem. Neste caso é você por você mesmo, e aí não tem jeito mesmo. O jeito é fazer, procurar dicas e se virar, porque afinal, você sabia que empreender é uma tarefa difícil, não basta ser bom no que faz, é preciso ter uma noção maior de onde você está se metendo, e das ferramentas que você vai precisar para tornar isso real e sustentável. ![administrar](https://command.fisy.com.br//repository/AF680DD1E8203D32452C2275293FFB9E.jpeg "administrar") > Você pode fazer o melhor corte da cidade, mas se não gerenciar suas contas.. vish, ai já era. Pode até durar um tempo, mas nunca será um negócio saudável. 😰 Não fique preso a isso, e especialize sua forma de administrar através de cursos ou de pessoas que entendem do assunto. Aqui vão as dicas de ouro para ajudar nisso: - Não misture dinheiro do salão com seu dinheiro pessoal. Retire um valor fixo por mês como seu “salário”. Também não misture as contas. - Registre todas as suas vendas para saber quanto está lucrando e gastando; - Considere o custo do seu salão ou do seu trabalho na composição do preço do serviço; - Registre todos os gastos; - Tenha pelo menos uma reserva de caixa que te possibilidade operar por alguns meses só usando esta reserva (Para casos de aperto); - Tenha cuidado com juros de empréstimos; - Separe uma parte do lucro para investir no seu salão, mas em coisas que tragam real benefício ao cliente; - Não exagere nos estoques de produtos, compre ou outro e faça testes de aceitação antes. Se um produto for muito bom e você usa sempre, compre em maiores quantidades, assim você consegue um desconto. - Tenha metas de negócio, e estabeleça prazos para cumprimir; - Utilize um sistema de gestão para organizar as finanças e os atendimentos, vai facilitar sua vida # 😨 Não estar presente na internet Parece simples mas não é. É fácil criar um perfil e sair postando qualquer coisa, mas existem muitas pessoas que nem se dão ao trabalho disso. É como diz um velho ditado: “Quem não é visto não é lembrado”. Já vi clientes que nem no google maps estavam, e tive de correr atrás para conseguir o endereço. > Não preciso dizer que estamos na era da informação rápida, estar fora ou não acompanhar as novas tendências e novas tecnologias vão te deixar em completa desvantagem. ![Redes sociais](https://command.fisy.com.br//repository/9BFDF6003A457283549C39CA22DB0159.jpg "Redes sociais") É preciso parar de trabalhar, trabalhar e prestar atenção em aspectos que envolvem seu negócio. Tire esse tempo para publicar seu negócio na internet, aqui vão as dicas: - Poste os seus trabalhos no instagram ou no facebook, escolha os melhores e divulgue sua habilidade; - Fale sobre assuntos de beleza e dicas nas suas redes sociais; - Coloque seu telefone ou site em todos os seus posts; - Coloque seu endereço no google maps e tenha um bom ranking no resultado. - Se tiver conhecimento, invista em anúncios patrocinados no google, facebook e instagram. - Tenha um site exclusivo; - Tenha um aplicativo exclusivo; - Utilize as redes sociais para se envolver mais com seus clientes e ficar mais próximo deles # 👎 Pecar no atendimento Este erro é muito amplo. Vários aspectos fazem você pecar no atendimento, que vão desde um sorriso no rosto até não dar atenção ao cliente. Atendimento é importante neste ramo. Vou falar de novo, atendimento é importantíssimo! > Cliente quer se sentir em casa. Como estamos falando de beleza, ele também quer se sentir cuidado. Em terra de cabeleireiros quem fideliza um cliente é rei. ![Bom atendimento](https://command.fisy.com.br//repository/FAECB35EA89B6FC5788338762122991C.png "Bom atendimento") Já vi casos onde clientes vão no estabelecimento só para conversar, espairecer as ideias. Basta apenas um dia que você está mau-humorado e pronto. É tão fácil perder clientes hoje em dia, ainda mais com a enorme concorrência. Tá, temos muitas coisas aqui, então vou resumir algumas dicas para não ficar chato: - Responda logo seu cliente no whats ou no telefone, não deixe ele esperado; - Seja educado (é o básico); - Pergunte sobre a sua vida e como vão as coisas; - Pergunte o que lhe agrada; - Preste muita atenção em como ele quer o serviço; - Não fique cancelando horário ou transferindo, a não ser por extrema precisão. Se organize! - Ofereça boas opções de pagamento; - Não fique tagarelando com colegas ou outras pessoas que estão ao seu redor no momento do atendimento, a não ser que ele participe disse. Foque no seu cliente, de atenção a ele; - Cuidado no assunto que você conversa com ele; - Não comente muito sobre sua vida pessoal ou sob seu estabelecimento, fale apenas o básico. Lembre-se que o foco é o cliente, não você. Embora esse tipo de conversa parece criar um vínculo maior, não se engane, não se exponha muito. # 😎 Não ser humilde Que estamos cheios de pessoas que se acham os melhores por aí não resta dúvida. Mas no fundo sabemos que até mesmo os melhores dos melhores precisaram começar um dia. Alguns de forma humilde, outros mais agressivos. Outros de forma honesta e outros bem desonesta. > Não importa o quão grande ou pequeno você seja. Ser humilde e não ser dono da verdade te faz crescer e muito, pois te dá uma visão que você nunca teria se estivesse lá em cima no trono olhando só pra cima. Não faz mal você reconhecer que tem um estabelecimento lindo e que você é espetacular no trabalho, mas não deixe isso subir a cabeça e te cegar de tal forma que você só veja o seu próprio universo. Você certamente já viu isso, passou ou pensa assim: *"Nunca que vou compartilhar a minha técnica"" "Nunca que vou receber a concorrência aqui no meu estabelecimento" "Quando aprender aquilo, será meu segredo" "O jeito que eu faço é melhor que o de todo mundo" "Vou mostrar, mas não detalhar" "Já tenho clientes fiéis, não preciso disso tudo"* O mundo gira em torno de conhecimento. Para começar um dia você precisa aprender, certo? Alguém te ensinou. Ser dono da verdade ou desse conhecimento não te faz um profissional melhor, porque um bom profissional está sempre aprendendo e também aprende enquanto ensina. ![aprender](https://command.fisy.com.br//repository/33B456B32D5A52743D081B19DD6509B5.jpg "aprender") Por incrível que pareça seu cliente nota tudo isso. E ser humano tem uma ligação muito forte com a humildade, ele gosta e admira esse dom. E isso tudo pode refletir até no seu atendimento. Aqui vão as dicas para lidar com isso: - Transmita o que você sabe. Isso não vai enfraquecer o seu negócio, e sim te fazer crescer, pois vão surgir novas ideias enquanto você faz isso; - Convide outros profissionais para visitar seu estabelecimento, até ofereça cursos se quiser; - Aprenda com seu erros e os reconheça quando acontecerem; - Seja verdadeiro com as pessoas e mostre o lado difícil, porque nem tudo são flores; - Não importa o quanto custou sua cadeira ou os seus acessórios, o que importa é o que você pode fazer com eles usando sua habilidade; - Lembre-se, ser concorrente não é ser inimigo Este post é a primeira parte de uma série de outros posts com o mesmo assunto, pois não coube tudo em um só. Então se você gostou curta e comente aqui em baixo para continuarmos. Me segue!
@ rdffisy
@ rdffisy